Com objetivo de ampliar a oferta de espaços de lazer e resgate cultural que contribuam para o fortalecimento de vínculos e da identidade individual das comunidades, a Aperam e Prosesc, em mais uma parceria de sucesso, levaram há mais de 528 famílias das comunidades de Atoleiro (Veredinha), Palmital e Ribeirão da Folha (Minas Novas), Contrato e Dom Serafim (Itamarandiba) o projeto “Brincar Cultural”.
Tendo como público-alvo a comunidade como um todo, o projeto propiciou a interlocução e ação conjunta, por meio da valorização da cultura local, do fortalecimento de vínculos e da identidade individual e comunitária. Para tal, foram desenvolvidas mensalmente, durante seis meses, atividades culturais e de lazer com oferta de oficinas, reuniões, rodas de conversas, práticas circenses, teatrais, contação de histórias, jogos, brinquedos e brincadeiras.

E para encerrar o projeto “Brincar Cultural” foi realizado nos dias 11, 12, 13 e 14 de abril, nas comunidades beneficiadas pelo projeto, a mostra cultural com exposição do trabalho desenvolvidos, brincadeiras e cantigas de roda, com a participação das comunidades por meio de voluntários no planejamento e execução do projeto; promovendo assim o incentivo ao voluntariado e fortalecimento da organização comunitária e sustentabilidade do projeto.

“O projeto foi desenvolvido mediante a necessidade de fortalecimento à cultura local apontado no diagnóstico dessas comunidades. Encerramos esta etapa mas diversas ações são realizadas como forma de valorização e fortalecimento da cultura: espaços que oportunizam a aquisição de novos conhecimentos e novas vivências, de experimentação e de contato com os mais diversos tipos de linguagens artísticas e técnicas culturais e valorização das festas tradicionais , capacitação e apoio à grupos culturais locais nos municípios de atuação da empresa”, relata Venilson Vitorino – Presidente da Fundação Aperam Acesita.”

“Esse projeto tem uma importância muito grande nas comunidades: resgatar a cultura do local. Às vezes a cultura está aqui, mas falta desenvolvê-la. Ao longo dos meses desenvolvemos esse projeto, incentivando as crianças a conhecerem a cultura de cada local. Esperamos que as comunidades deem continuidade, pois é de extrema importância para as nossas crianças. “ Disse Lilian – monitora Prosesc.

“Nós só temos de agradecer muito à Aperam, porque ela tem sido o nosso braço direito. Agradecemos essa parceria, a Empresa sempre esteve atenta aos nossos pedidos e fortalecimento da nossa Associação!” Disse Geraldo Alves Moreira, presidente da Associação de Dom Serafim Braúnas. 

Fonte: Itamarandiba Hoje

Deixe seu Comentário